I Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS

Ocorreu na Câmara do Comércio da cidade do Rio Grande/RS nos dias 3, 4 e 5 de abril de 2023 o primeiro Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS. O evento contou com a participação de Docentes, Discentes e Egressos do PPGE. A Professora Dra. Patrizia Abdallah (Especialista em Economia Pesqueira, Costeira e Marinha) do PPGE, participou da organização do Fórum e foi a mediadora do Painel Pesca e Aquicultura.


Também foram abordados os seguintes temas: Planejamento espacial marinho; energia eólica; o papel do hidrogênio verde; o transporte hidroviário no RS; atividade portuária no RS; turismo; economia azul e construção naval.


Em linhas gerais, o Fórum de Economia Azul do RS possibilitou a interação de diversos atores envolvidos com a temática e demonstrou a importância do PPGE na formação de recursos humanos e no desenvolvimento da região.

O Fórum teve a participação das seguintes autoridades: Guillermo Valles (Embaixador do Uruguai); Gabriel Souza (Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul); Fábio Branco (Prefeito do município do Rio Grande); Silvio Luiz dos Santos (Vice-Almirante); Eduardo Neri (Diretor Geral da ANTAQ); Danilo Giroldo (Reitor da FURG); Alexandre Lindenmeyer (Deputado Federal); Cristiano Klinger (Presidente da Portos RS); Paulo Bertinetti (Presidente da Câmara do Comércio e Presidente do Sintermar); Marcelo Valente (Presidente CDL Rio Grande/SJN – Festimar) e Arthur Baptista, Presidente do APL Marítimo.